terça-feira, 15 de maio de 2012

Bodas de diamante do Museu de Ílhavo

Navios Creoula e Santa Maria Manuela
também aniversariantes

Creoula

Santa Maria Manuela


No ano em que o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o seu 75.º aniversário, a Agenda Viver em, da CMI, dedica a rubrica “a nossa gente” aos lugres gémeos Creoula e Santa Maria Manuela, que neste mês de maio celebram igualmente 75 anos de vida.
Os lugres Creoula e  Santa Maria Manuela foram construídos nos estaleiros navais da CUF (Lisboa), em 1937, para se juntarem à frota existente e participarem nas campanhas da pesca do bacalhau.
O Creoula foi lançado à água no dia 10 de maio e efetuou, ainda nesse ano, a sua primeira campanha de pesca nos mares da Terra Nova e da Gronelândia. A sua última campanha ocorreu em 1973, tendo sido  adquirido, mais tarde,  à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca. Verificando-se que o casco se encontrava em ótimas condições, foi decidido que o navio se manteria a navegar como Navio de Treino de Mar, sob a alçada da Marinha de Guerra Portuguesa.

O Santa Maria Manuela foi lançado às águas do Tejo, naquele mesmo dia de 1937 e participou nas famosas campanhas de pesca do bacalhau à linha até ao início dos anos 90. Inicialmente pertencente à Empresa de Pesca de Viana, em 1963 foi vendido à Empresa de Pesca Ribau. O navio ainda operou na sua forma original durante alguns anos, tendo sido alvo, no final da década de 60, de importantes transformações, consequência das inovações tecnológicas introduzidas na pesca do bacalhau.
Em 1993, apesar das benfeitorias efetuadas, o navio foi considerado obsoleto e, consequentemente, abatido, tendo-se preservado apenas o casco. No ano seguinte, um conjunto de 17 instituições públicas e privadas criou a Fundação Santa Maria Manuela com o intuito de iniciar o processo de recuperação do navio, sem perder de vista a sua traça original, tarefa essa que só foi possível concretizar quando, em 2007, por decisão unânime dos membros da Fundação, a empresa Pascoal & Filhos, S.A. se tornou proprietária do casco, comprometendo-se a manter o espírito e os objetivos centrais que presidiram à criação da Fundação, numa base de sustentabilidade económico-financeira.
A fase inicial da recuperação do Santa Maria Manuela foi levado a cabo nos estaleiros da Navalria, na Gafanha da Nazaré, e em dezembro de 2008 seguiu para o estaleiro Factoría Naval Marín, na Galiza, para instalação de equipamentos, sistemas e acabamento. Regressou a 1 de maio de 2010.
Como Navio de Treino de Mar, o Santa Maria Manuela representa uma aposta no mercado do Turismo, tendo participado, em 2010, na Regata de Grandes Veleiros do Mar do Norte, entre Inglaterra e Amesterdão, apresentando-se ao mundo nesta nova condição de navio de turismo marítimo.
Ainda nesse ano, no âmbito do arranque do ano letivo 2010/2011, com a inauguração, no Município de Ílhavo, de cinco novos Centros Escolares, a Câmara Municipal deu ao novo Centro Escolar da Cale da Vila, na Gafanha da Nazaré, o nome de “Centro Escolar Santa Maria Manuela”, honrando, desta forma, o seu novo “Embaixador Itinerante do Município de Ílhavo”.

Fonte: Texto adaptado da Agenda Viver em…,  da CMI

Sem comentários:

Enviar um comentário